Martes, 18 de noviembre de 2008

Caso não visualize adequadamente esta mensagem, clique aqui!

 
 

 

 

Tradição e tecnologia de ponta a serviço da Arte Literária

 

O lançamento do livro Clau. Poemas, de Alberto da Cunha, transcrito para o sistema de leitura Braille, oficialmente adotado na Europa e América em 1852, juntamente com a transmissão em tempo real de boa parte da programação literária da Fliporto, pela internet, imprimiu mais ainda ao evento a marca de seus objetivos quanto à acessibilidade e à inclusão social.

 

Com a presença dos editores de Alberto da Cunha Melo, José Nêumanne Pinto (A Girafa Editora) e Antônio Campos (IMC), e de Cláudia Cordeiro, viúva do poeta, foi lançada a edição em Braille do livro Clau. Poemas, no sábado 8 de novembro, às 17h, na Livraria Jaqueira instalada no Hotel Armação. É a primeira vez que ocorre um lançamento com a utilização desse sistema de leitura para cegos, em quatro anos consecutivos da FLIPORTO. O sistema Braille adotado oficialmente há mais de um século (1852) ainda é largamente utilizado pelos deficientes visuais, conforme se pode constatar pelos depoimentos dos representantes do seguimento em Pernambuco, gravados em vídeo pela FLIPORTO DIGITAL.  Acesse.  Clique aqui!

A iniciativa deve-se ao Projeto Braille Mais Perto de Você, da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. A aquisição do exemplar pode ser feita entre instituições, enviando-se ofício ou carta para a Seção Braille da referida biblioteca: Rua João Lira, s/n - Santo Amaro Recife - PE - Brasil CEP: 50.050-550 | Mas informações pelos telefonesEnfurru?ado81) 34238446/ 31912658/ 31812641

 

          A Fliporto Digital reúne um conjunto de mídias utilizadas para divulgação da arte especialmente a Arte Literária no meio digital, democratizando a acessibilidade à produção de escritores consagrados ou jovens iniciantes.
          Seu gestor, o escritor Antônio Campos, acreditando que "O livro é uma forma de resistência e reexistência numa globalização que só trouxe mais exclusão social" tornou-se um incansável pesquisador de novas ferramentas e plataformas digitais para difusão da Arte Literária, valorização do escritor e conquista de novos leitores.


 

 

Tvlatinoamérica



        

 A quarta versão da FLIPORTO disponibilizou para a grande teia, em tempo real, a transmissão de suas atividades artístico-literárias, através da Tvlatinoamérica. Além disso, foram exibidos, durante o evento, vídeos culturais e vídeo-poemas.

Nos sites www.fliporto.net e www.tvlat.tv estavam disponibilizados, respectivamente, a programação e o acesso à transmissão ao vivo.

Ebooks Fliporto



          Projeto inovador, o "Ebooks Fliporto" disponibiliza livros impressos em formato digital, os comumente chamados de E-books (livros eletrônicos). O projeto tomará outros rumos que serão amadurecidos no próximo ano com a aplicação de tecnologias inovadoras que, sem dúvida, irão surpreender a muitos ainda céticos quanto à difusão da literatura no meio digital. Um projeto, já em estudo, prevê uma área para compra desses livros on-line e impressão por demanda, ou seja, cada pessoa poderá ter a versão impressa de seu livro digital adquirido.
Neste primeiro formato "beta" os escritores e amantes da literatura que têm intenção em publicar, já podem se cadastrar no site: www.ebooksfliporto.com.

2º Prêmio Internacional Poesia ao Vídeo

       O Prêmio Internacional Poesia ao Vídeo tem a finalidade de estimular a produção, leitura e interpretação de poemas e a divulgação da Arte Poética e seus escritores. O sucesso da edição anterior fez com que a Curadoria da Fliporto 2008 promovesse esta sua nova edição, agora com a inserção de um júri popular que teve acesso aos vídeos selecionados na primeira etapa da iniciativa através do endereço http://blog.fliporto.net e do canal da Fliporto no Youtube. O número de inscrições excedeu as expectativas e, em quatro dias de votação on-line, os canais virtuais disponíveis contabilizaram 112 acessos simultâneos às suas páginas e uma média de 16 mil visitantes por dia.
       Os três primeiros lugares foram premiados com 3, 2 e 1 mil reais, respectivamente, com direito a passagens e hospedagem para os quatro dias da Fliporto. As dez edições selecionadas estão disponibilizadas no site www.fliporto.net .



1º Prêmio Nacional Literatura no Celular


Com caráter absolutamente inovador o 1º Prêmio Nacional Literatura no Celular procura acompanhar as novas tendências mundiais de veiculação da Literatura e, no Brasil, é absolutamente inédito. Tecnologia de ponta e inovação ratificam o caráter experimental desta primeira versão que contou com a parceira da Golmobile. No endereço http://www.fliporto.golmobile.com.br/ estão disponibilizados os textos concorrentes que sofreram uma seleção prévia. Os 10 textos selecionados estão disponibilizados em página especial no site da Fliporto 2008 www.fliporto.net . Procurando alcançar os avanços constantes da tecnologia digital, planeja-se uma versão com recursos mais inovadores no próximo ano.
          A premiação consistiu em 6 mil reais distribuídos entre os três primeiros lugares.

 

Poética XXI

A revista Poética XXI pretender atualizar os amantes da poesia com os mais recentes acontecimentos do gênero na WEB.  Esteve disponível nos computadores do estande Fliporto Digital.

 


 Acessibilidade e inclusão digital marcam historicamente a IV FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PORTO DE GALINHAS.

Nosso canal no YOUTUBE: http://br.youtube.com/user/fliportonet


Arte e editoração desta newsletter: Cláudia Cordeiro


Tags: FLYPORTO 2008, NO MAR DA ACESSIBILIDADE, brasil, tecnologia, arte literaria, pernambuco, tvlatinoamerica

Publicado por ChemaRubioV @ 1:00  | AGENDA CULTURAL
Comentarios (0)  | Enviar
Comentarios