Lunes, 15 de septiembre de 2008
 
   
 

 

PEPETELA

 

PEPETELA, pseudônimo de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, é uma das personalidades literárias mais importantes e representativas do continente africano e da literatura mundial.Seus livros Mayombe(1980), Yaka (1985), a Geração da Utopia(1992), entre muitos outros, lhe valeram, em 1997, o Prêmio Camões. Nascido em Benguela,participou do Movimento Popular para a Libertação de Angola, onde foi vice-ministro da Educação.

 

MARCELINO DOS SANTOS

 

MARCELINO DOS SANTOS , poeta moçambicano, assina também seus poemas como Lilinho Micaia e Kalungano. Foi um dos fundadores da Frente de Libertação de Moçambique, onde ocupou ministérios e foi  presidente da Assembléia Nacional..Co-fundador do Centro de Estudos Africanos de Lisboa, tem livros publicados na Rússia, China e Alemanha. Prêmio Lótus da Associacão de Escritores Afro-Asiáticos.

 

MARCELINO DOS SANTOS

 

JOSÉ EDUARDO AGUALUSA  é angolano e tem dezesseis livros publicados. Foi o primeiro escritor africano a obter, em 2007, o prêmio de ficção estrangeira do jornal britânico The Independent, pelo livro O vendedor de Passados.Está traduzido em mais de dez idiomas e divide seu tempo entre Angola, Portugal e o Brasil, onde fundou a editora lusófona Língua Geral. Morou em Olinda e tem em Pernambuco um enorme público leitor.

 

ANA PAULA TAVARES,  é poeta,ficionista e também historiadora,além de mestre em Literaturas Africanas. Prêmio Mário Antonio de poesia 2004 da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem poemas publicados na Alemanha, Suécia e Canadá. Sua obra, que representa bem a condição feminina na produção do texto literário, além dos vários  estudos sobre a história de Angola, é avaliada pela crítica no entrelugar dos discursos ocidentais e africanos.

 

 

PAULINA CHIZIANE nasceu em Manjacase, província de Gaza,onde a mulher serve de joelhos a comida de seu marido. Falava chope e vivia no campo até os sete anos, quando se muda para os subúrbios  de Maputo e aprende o português na escola, passando a falar o ronga nas ruas. Prémio José Craveirinha de 2003, pela obra Niketche: Uma História de Poligamia .Primeira romancista de Moçambique,  prefere ser considerada uma contadora de estórias.

 

 

QUINCY TROUPE é o primeiro poeta laureado da Califórnia,nos Estados Unidos, país onde nasceu, em St.Louis, Missouri. Autor de dezessete livros, dentre eles oito de poesia. A música é uma das linhas de força de sua poesia, no país do jazz e do blues. A África espiritual, sua pedra de toque e talismã.Vencedor por duas vezes  do American Book Award, uma delas pela famosa biografia de Miles Davis .Prêmio Paterson por seu livro A Arquitetura da Linguagem(2006).Prêmio Milt Kessler em  2003  por Transcircularidades : poemas selecionados.

 

 

WANGARI MAATHAI  é escritora e ecologista queniana, primeira africana a vencer o prêmio Nobel da Paz em 2004. Nos anos 70, criou o movimento cinturão verde em seu país, que plantou mais de 30 milhões de árvores na África.  Presa diversas vezes por sua atuação ambiental,  a ela se deve a denúncia de que o vírus HIV é um produto criado pelo homem através de Bioengenharia, e  lançado na África por cientistas ocidentais não-identificados como uma arma de destruição em massa para "punir os negros". É autora de O movimento do Cinturão Verde : dividindo o encontro e a experiência (2002) e Unbowed (2006).

 

AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA  é poeta mineiro radicado no Rio de Janeiro e um dos intelectuais mais completos do Brasil, com atuação de destaque na área da cultura, como o trabalho extraordinário que desenvolveu na Biblioteca Nacional. Tem mais de quarenta livros publicados, havendo sido professor em inúmeras universidades brasileiras e estrangeiras .Participa ativamente de festivais de poesia  em todo o  mundo  e de comissões julgadoras de prêmios internacionais, como o Rainha Sofia e o Camões.

 

ALBERTO DA COSTA E SILVA é poeta, ensaísta, historiador, memorialista e diplomata nascido em São Paulo, mas de origem nordestina, havendo feito seus primeiros estudos em Fortaleza. Membro da Academia Brasileira de Letras. Considerado o maior africanólogo brasileiro, foi embaixador do Brasil na Nigéria e no Benim. Publicou seis livros sobre a África e suas relações com o Brasil, Portugal e a escravidão. Sua posição é de que sem a África, o Brasil não existiria, daí  assumi-la como a verdadeira base da cultura brasileira. Sua  obra literária é enaltecida pelos melhores críticos do país.

ARIANO SUASSUNA é um imenso escritor brasileiro da Paraíba radicado em Pernambuco, poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta, professor de estética da cultura , intelectual interdisciplinar,administrador cultural, autor de uma visão própria da cultura de nosso país que rejeita a automação estereotipada de influências globalizantes. Das Academias Paraibana,Pernambucana e Brasileira de Letras. Há mais de cinqüenta anos é consagrado internacionalmente com o Auto da Compadecida, posteriormente com A Pedra do Reino, entre muitos títulos. Tem percorrido o país com suas aulas-espetáculo que levam platéias ao delírio e é detentor do Prêmio Jorge Amado de Literatura.

THIAGO DE MELLO é poeta e tradutor, amazonense de Barreirinha e um dos escritores mais amados  do Brasil, representante legítimo da força de nossa poesia e da nossa cultura. Exilado no Chile durante a repressão política, a juventude dos anos sessenta e setenta dizia de cor seu poema Os Estatutos do Homem, cintilando o seu verso como símbolo de lírica engajada socialmente e de resistência ao totalitarismo político. Permanece em sua terra natal sempre escrevendo, publicando e envolvido na defesa da natureza e dos direitos humanos. Participa intensamente de festivais internacionais, sendo a grande referência de poesia brasileira nos países da América Latina.

                

Hotel Armação. Programação Literária, mesas redondas, palestras, oficinas, exposições !

Maracatu Viagens e Turismo. Tudo sobre passagens, hospedagens e circuitos turísticos


Tags: flyporto, maximiliano, america, africa, pepetela, dos santos, agualusa

Publicado por ChemaRubioV @ 22:52  | BIOGRAFIA
Comentarios (0)  | Enviar
Comentarios